abordagem - Associação Pensamentos ao Vento

Go to content

Main menu:

Afinal, parece que a diferenciação entre nudismo e Naturismo não é apenas uma questão dos países latinos, mesmo em França parece existir essa questão. Sempre existiu ou é apenas a questão a chegar a outros países?
Senão vejamos o seguinte artigo:

Naturismo, a harmonia corpo-natureza
Confundimos muitas vezes nudismo e naturismo, duas abordagens totalmente diferentes. A origem e filosofia do naturismo baseiam-se na ecologia e harmonia entre o Homem e a Natureza.

Pequena viagem histórica.
O  facto de viver nu por razões de ordem "filosófica" existe desde a  pré-história, a antiguidade, diz o responsável do centro de férias  naturistas Héliomonde. Afinal, os valores são os mesmos: respeitar-se e  respeitar os outros, reconhecendo a diferença entre nudez e intimidade, a  sexualidade.

Os primeiros grupos de naturistas
Em  1897, o pintor alemão Karl Diefenbach apregoa a nudez e funda a  comunidade Humanitas, primeira do género. Com 25 adeptos, ele vive uma  vida alternativa, em comunhão com a natureza, o espiritualismo e o  vegetarianismo. Seguiu-se, em 1905, o registo da Associação de Bem-Estar  Natural, ainda na Alemanha, a mais antiga organização naturista no  mundo.

De  seguida nascem vários grupos naturistas em França, em particular.  Rapidamente, clubes desportivos e centros de saúde vão surgindo. "Eles  praticavam terapias baseadas nas propriedades curativas do sol, do mar e  do vento, a nudez seria a melhor maneira de entrar em contacto com  estes elementos", explica a Federação Francesa de Naturismo (FFN).

O  conceito de "empreendimentos naturistas comerciais" surge na Croácia  durante a década de 1950. Por conseguinte, parques de campismo e  empreendimentos aumentam na Europa. Até mesmo algumas piscinas  municipais abrem horários para naturistas!

Naturismo e Ecologia
O  Dr. Jean-Baptiste Luc Planchon, membro da Sociedade Real de Medicina de  Paris, escreveu em 1776: "Naturismo é a doutrina que consiste em deixar  a natureza seguir o seu curso, em vez de intervir artificialmente." Na  verdade, é um modo de vida em harmonia com a natureza. Se esta prática  ainda é controversa, há muitos locais, em França, de férias naturistas,  como o centro Héliomonde. Todos estão filiados na FFN.

Tornar-se  naturista é uma busca pela liberdade e simplicidade. Esta filosofia  vira-se para o natural, o biológico e o bem-estar. Na verdade, o  naturismo reivindica a sua ligação com a ecologia há muito tempo. A sua  principal preocupação consiste no respeito pela natureza e na comunhão  com ela. A localização das associações ou centros de férias  confirmam-no. O Naturismo é o único movimento a associar a integração do  homem com a natureza e a preservação da mesma.

"E  lembrem-se que a Terra tem o prazer de sentir os vossos pés descalços e  os ventos o prazer brincar com os vossos cabelos." (Khalil Gibran,  publicado em l'En-dehors de E. Armand em janeiro de 1935).

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de:
http://www.femininbio.com/sante-bien-etre/actualites-nouveautes/naturisme-l-harmonie-corps-nature-76920
em 28/08/2014
Back to content | Back to main menu