Agricultura Biológica - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

atividades
AQUI ESTÁ LANÇADA A
PRIMEIRA SECÇÃO DA
ASSOCIAÇÃO PENSAMENTOS AO VENTO

agrbio

VEJA ABAIXO A DESCRIÇÃO DA SECÇÃO
A 'Sementes na Terra' nasce da vontade de consciencializar para a necessidade de mudarmos a nossa forma de estar e viver.

O planeta enfrenta uma série de problemas graves que apelam à nossa intervenção urgente. Só mudando o nosso modo de vida conseguiremos dar uma hipótese à nossa própria existência enquanto espécie.

Um dos setores chave para esta mudança é, sem qualquer dúvida, o setor de produção alimentar. Há a necessidade de repensar a forma como temos produzido os nossos alimentos nas últimas décadas face, tanto quanto às questões de preservação e equilíbrio ambiental, como às questões de saúde inerentes ao uso de produtos químicos nesse mesmo processo.

É aqui que entra o nosso papel enquanto grupo - educar e promover para/e o modo de produção Biológico. Há que desmistificar uma série de ideias pré-concebidas e incorretas de que não vale a pena, de que não é possível, de que nunca chegaremos a parte alguma por esta via. Sim, é mais difícil... Sim, dá mais trabalho... Mas é seguramente possível! E acima de tudo necessário!

A maioria das pessoas desconhece a realidade da produção em modo tradicional, e a quantidade de produtos químicos, altamente cancerígenos, usados na produção dos bens alimentares que consome.

Todos temos, de uma forma ou de outra, noção do aumento do número de casos de cancro na população mundial. É também sabido que a alimentação que fazemos tem uma enorme influência no aumento deste flagelo. E o que fazemos? Muitos nada... Fala-se, chora-se a tragédia mas continua-se no mesmo registo.

Nós acreditamos que é possível mudar. Com muito trabalho é certo, com muitas cedências e também com uns quantos passos atrás na forma de estar, mas é possível. E por isso mesmo, enquanto Associação, achamos que temos o dever de intervir e contribuir para que essa mudança um dia se torne visível.

E como pretendemos fazer isso? Através da organização de eventos de cariz pedagógico com vista ao esclarecimento do que é isto do Biológico. De como pode o cidadão comum no seu dia-a-dia ajudar nesta tão necessária mudança. Mostrando onde e como se faz. Que projetos estão em curso e que são exemplos de como é possível fazer diferente com resultados comerciais.

Não vamos aqui dar cursos de Agricultura Biológica, mas vamos mostrar como pode ser importante, individual e coletivamente, ter uma Horta em modo Biológico. Como isso pode ajudar grandemente na preservação ambiental. E até mesmo como isso pode ser uma ferramenta fantástica de equilíbrio emocional num mundo caótico e demasiadamente rápido, por exemplo.
Mas não queremos fazer isto sozinhos! Sabemos que temos nas mãos muito trabalho. Mas é um trabalho que nos dará grande satisfação pessoal, por acreditarmos e porque vivemos em coerência com o que defendemos.
Venham ajudar-nos. Queremos, fazemos questão na colaboração de todos. Venham discutir, aprender e ensinar. Nós estamos cá com essa premissa como caminho a seguir.

E assim, sejam todos muito bem-vindos a este nosso espaço de partilha, ensinamento e aprendizagem para a construção de um mundo melhor.
Porque na Associação os Pensamentos soltam-se ao Vento, mas as Sementes lançam-se na Terra

Para ficar a par das atividades consulte o calendário ou subscreva o nosso Boletim Informativo

ser socio calendario recordacoes
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal