desejonu - Associação Pensamentos ao Vento

Go to content

Main menu:

Naturismo não é concupiscível. Não desperta a concupiscência. Quer isto dizer que Naturismo não desperta o apetite sensual. Este despertar é mais facilmente alcançado com o uso de roupa, como por exemplo uma minissaia, um decote acentuado ou peças de roupa rendada, situações onde a curiosidade acaba por nos levar a procurar o pouco que está oculto e, tal como o cheiro a frango assado nos pode despertar o apetite com maior facilidade do que a visão do frango a assar, também a quase visão das ditas partes íntimas nos faz despertar o apetite sensual com maior facilidade do que a visão do corpo totalmente nu.

No Naturismo tudo está visível, sem disfarces e o corpo torna-se apenas o exterior do ser humano.

Assim, o uso de roupa torna-se mais facilmente numa situação concupiscível que nos leva à concupiscência, ao apetite sensual. Bom, a não ser que sofra de alguma perturbação que a/o torne vulgarmente conhecida/o como “tarada/o sexual” e que a visão do corpo nu a/o faça pensar diretamente em sexo… Lembro, no entanto, que para praticar sexo os corpos não necessitam de estar nus.

Então, os naturistas não sentem desejo pelo corpo nu? Não num contexto naturista. Ou seja, se estamos na praia, despidos, estamos lá para tomar banho, conviver, apanhar sol, não para ter relações sexuais. Se estamos no ginásio, estamos lá para fazer exercício, conviver; se estamos na aula de yoga, estamos lá para fazer yoga; se estamos em casa, estamos a ver televisão, a ler, a fazer as tarefas domésticas, etc. e aqui sim, poderemos estar dispostos a ter sexo, mas estamos em casa, apesar de não ser pelo desejo do corpo nu, mas pelo desejo na/o companheira/o. Sexo, para o naturista, tem o mesmo sentido que para a maioria das pessoas e funciona pelo desejo de partilha e prazer e não pela visão do corpo nu, pois o corpo nu é apenas o exterior do outro e isto, por si só, não desperta desejo.

Artigo de opinião por José Luís Vieira
em 19/06/2014
Back to content | Back to main menu