nudnatur - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Muitas vezes me perguntaram qual é a diferença entre naturismo e nudismo. Ao contrário de alguns naturistas que dizem que não há diferença, a minha resposta é: tudo. No entanto, as pessoas só veem o único elemento que o nudismo e o naturismo têm em comum, que é a nudez.

Para que todos compreendam, portanto:
- Nudismo é tirar a roupa.
- Naturismo é despir as máscaras sociais.
Quem apenas tira a roupa, no máximo fica nu.
Quem se despe das máscaras sociais fica despido.

A diferença é a que existe entre enfrentar a vida de peito nu e de peito despido. Coisas tão diferentes como a água e o azeite.

As máscaras sociais agridem a identidade do ser humano. Compõem uma figura que permite ao outro efetuar pré-julgamentos, e assim eliminam a possibilidade de um contacto sem preconceitos.

Por isso, quando alguém me pergunta se precisa mesmo tirar a parte de baixo do biquíni, eu respondo: sim, e tem que despir também o relógio e as joias! Livre-se de todas as máscaras sociais, todos os símbolos de estatuto, de poder aquisitivo, de classe social, de ideologia.

Deixe que o seu semelhante conheça como você pensa através da convivência fraterna, do diálogo, não carregue placas indicativas. Não seja um anúncio ambulante, um cartaz de propaganda de marcas, um letreiro de slogans – seja apenas um ser humano.

Adaptado por José Luís Vieira do blogue de Arthur Golgo Lucas em 27/08/2013
http://arthur.bio.br/2011/09/27/naturismo/a-diferenca-entre-naturismo-e-nudismo#.UhzigBtwrg9
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal