semente - Associação Pensamentos ao Vento

Go to content

Main menu:

Penso que todas as pessoas possuem dentro de si a semente do Naturismo, afinal de contas nascemos nus e livres. No entanto, toda a semente guarda dentro de si um potencial, pode florescer ou não. Nem todas crescem, só envelhecem. Envelhecer qualquer animal é capaz disso. Crescer é prerrogativa dos seres humanos. Só alguns reivindicam esse direito.

A criança nasce, é o momento mais livre de todo o ser humano, mas no momento seguinte já está sendo corrompida pela sociedade e seus valores. O que o Naturismo faz? Proporciona maturidade. Maturidade significa resgatar a sua inocência, tornar-se uma criança novamente. Claro que há
uma diferença – a criança comum está destinada a ser corrompida, mas quando alguém recupera a sua infância, esse alguém torna-se incorruptível. Ninguém o pode corromper; torna-se inteligente o bastante - Agora, sabe o que a sociedade lhe fez, está alerta e atento, não permitirá que isso aconteça novamente.

Posso escrever muitos livros e diversos artigos, mesmo assim será de pouca utilidade para aqueles que se apegam aos seus conceitos. Isso acontece por dois grandes motivos: Primeiro, o Naturismo só pode ser conhecido através da experimentação e não só pela leitura. Lógico que a leitura ajuda abrir o leque do nosso entendimento proporcionando uma melhor aceitação, entretanto, sozinha não significa nada. Segundo, a linguagem nunca pode abranger a totalidade da vida. Tentou-se muitas vezes abranger a totalidade da vida com a expressão linguística. Nunca se teve êxito, e não pode ter. Se disser que alguém é feio e bonito a linguagem se volta irracional, na realidade é assim mesmo, ninguém é simplesmente feio e ninguém é simplesmente bonito. Onde existe a beleza, existe a fealdade; onde existe a fealdade, existe a beleza. Formam parte de um todo.

O Grupo Naturismo Capixaba sempre proporcionou a oportunidade para aqueles que desejam conhecer o Naturismo sem impor a nudez, deixando que a semente possa germinar no seu próprio tempo, preservando a ética, a amizade e a união.

Qual o motivo da nudez social ser assim tão importante? A nossa sociedade esqueceu que o corpo representa um templo e o trata como matéria, em especial na relação corpo/sexo, algo para uso. O Naturismo é uma espécie de rebeldia que consiste em acabar com essa obsessão sem desprezar a própria natureza que é livre, é fazer com que o ser humano seja aceite na sua totalidade, não em partes. Por outro lado, essa liberdade consciente cria raízes profundas que o transforma. O rebelde não é entendido pelas massas, a presença da nudez parece ofensiva, porque abre os olhos e mostra o corpo numa nova perspetiva. O respeito pelo outro passa a ser também um dos objetivos principais, uma vez que os defeitos todos nós os possuímos de uma forma ou outra.

As guerras, as bombas lançadas contra o seu semelhante jamais teriam acontecido se as pessoas não fossem vistas como meros objetos. Será que o Naturismo tem a audácia de mudar o mundo? De forma alguma, as verdadeiras mudanças ocorrem a partir do indivíduo, um processo lento. A sociedade é composta de pessoas individualizadas, um nome para designar o coletivo, o que realmente existe são os indivíduos e são esses que precisam criar uma nova mentalidade em relação ao corpo.

Para que a semente do Naturismo possa criar raízes é fundamental que os seus participantes assumam a sua condição diante de todos com orgulho. É sem conflito com o próprio corpo que se cria um clima mais propício para a plenitude, o reconhecimento que as raízes e as flores são duas extremidades de um único fenómeno, ou seja, o corpo e a interioridade só podem ser vistos de modo integrados, sem nenhuma divisão. Assim é que o Naturismo deve ser vivido.

Adaptado por José Luís Vieira a partir do blogue de Evandro Telles em
http://evandrotelles.blogspot.pt/2014/09/a-semente-do-naturismo.html?spref=fb
em 08/09/2014
Back to content | Back to main menu