sernaturista - Associação Pensamentos ao Vento

Go to content

Main menu:

Um artigo francês apresentava 5 razões para passar férias naturistas. Mais confortável; sem roupas para lavar; sem marcas de bronzeado; promotor de amizades; pura liberdade. Valia-se da chegada do tempo das férias de verão e do calor ao hemisfério norte para afirmar que era o tempo dos naturistas deixarem as roupas em casa e viverem nus, na praia, com os amigos, e relaxar.

Ora, naturista que se preze anda despido sempre que pode. Talvez o clima em França não seja tão soalheiro quanto em Portugal, mas um naturista anda despido sempre que pode. Digo eu. Não
é mais confortável só no verão, não é promotor de amizades só no verão, não é só no verão que é pura liberdade, não é só no verão que quem anda normalmente vestido tem roupa para lavar. Talvez seja apenas no verão que se fica com as marcas do bronzeado. Não é necessário que desperte o calor de verão para relaxarmos com amigos na praia, ou em qualquer outro lado. Qualquer local com temperatura agradável que permita dispensarmos a roupa é um bom local para se estar sem roupa. Até porque para se ser naturista não é preciso estar nu, mas é preciso gostar de estar nu para se ser naturista.

Curiosamente, constato que a maioria das atividades naturistas que não contenham os elementos sol e água são desvalorizados por boa parte daqueles que se afirmam como naturistas. Na verdade, estes encaixam na descrição do artigo que, de alguma forma, refere que os naturistas são de hábitos sazonais, só quando chega o calor e o tempo de praia é que se despem socialmente. Mas, para mim, não os posso considerar naturistas uma vez que na minha conceção de naturismo a vontade de estar sem roupas não é sazonal, é a tempo inteiro. Alguém me dizia que os naturistas só querem é estar de papo para o ar na praia, mas esses não serão naturistas, poderão ser nudistas, mas naturistas não o serão com certeza. Naturistas são aqueles que sempre que podem se despojam das roupas, seja em casa, na praia, no campo, com sol, sem sol, de dia, de noite, numa caminhada, numa piscina, com amigos, sem amigos, na lida da casa, na leitura de um livro, no fundo, em todas as atividades que possam ser desenvolvidas sem o uso de roupas e durante todo o ano sempre que as condições climatéricas o permitam.

Poderão ser cinco as razões para se passar férias naturistas, mas as razões para se ser naturista vão muito para além da ausência da marca do fato-de-banho, da pouca roupa para lavar, da pouca roupa no guarda-fato, da vantagem de escolher nada para vestir. Ser naturista é ver o corpo apenas como o nosso exterior; é valorizar o nosso interior; é querer ser um melhor cidadão; é ser, apenas ser.

Artigo de opinião por José Luís Vieira
em 29-06-2016
Back to content | Back to main menu