testemunho - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

«Eu instrui as minhas filhas nesta prática sem perguntas»

Testemunho de Eric, 41 anos, cujas filhas estão muito à vontade com este estilo de vida...

De acordo com a Federação Francesa de Naturismo, do milhão e meio de franceses que praticam o naturismo durante as férias, 45% eram menores de 30 anos. Entre eles, muitas famílias.

Como Eric, de 41 anos e a sua esposa, que estão a preparar-se para ir para a estância de férias
naturista de Port Leucate (Languedoc-Roussillon) neste verão, com as suas filhas de 8 e 11 anos. "As minhas filhas não conhecem outro tipo de férias", explica imediatamente este marselhês. E nem coloca a questão para ir para um centro de férias "têxtil" (onde as pessoas estão vestidas). "Não se recupera a calma, não há proximidade com a natureza nem esta atmosfera especial", afirma ele.

O estilo de vida enriquece a vida quotidiana da família

"Convertido ao naturismo há 15 anos, eu instrui as minhas filhas nesta prática sem perguntas", diz ele. E este modo de vida não está reservada para as férias, mas está presente no quotidiano da família: "Para nós, a roupa é uma ferramenta social e a nudez prática comum em casa, mesmo no inverno, onde nos aconchegamos com um fogão a lenha ", diz Eric. A família até recrutou várias amas especificando nos pequenos anúncios que se praticava nudismo em casa. "Temos sempre encontrado candidatas que aderiram ao nosso modo de vida", testemunha ele.

"Elas riem copiosamente ao ver os seus pais nus"

Assim, as filhas de Eric não sentem qualquer desconforto em despir-se ou ver outras pessoas se despir: "Elas não têm uma curiosidade mórbida em relação ao corpo do adulto, como algumas crianças dos meus amigos que riem copiosamente ao ver os seus pais nus. Elas sabem como é o corpo de um homem e de uma mulher e passam por cima do assunto", garante ele.

Se a nudez não é um tabu para as suas filhas, as duas não reagem da mesma forma: "A mais velha gosta de nadar nua no mar ou na piscina, mas gosta de vestir uma t-shirt em seguida. Já a mais pequena adora viver sem roupas", diz o pai. Elas também evitam falar sobre isso na escola: “não se abrem porque sabem que o nosso estilo de vida incomoda algumas pessoas", confirma Eric.

"As crianças dos naturistas não enchem as salas dos psicólogos"

E quando os amigos lhe perguntam se ele não tem medo pela segurança das suas filhas quando elas andam nuas no centro de férias, Eric mostra-se categórico: "A maioria dos clientes desses centros são famílias. E o facto de vestir um fato de banho não protege dos pedófilos".

Por enquanto, as filhas estão bem consigo mesmas. Mas a questão que permanece é se vão continuar a apreciar o naturismo quando forem adolescentes. "Se elas se mostrarem contrárias a este estilo de vida, vamos respeitá-las e evitaremos ir para centros de férias naturistas durante algum tempo", diz Eric. Quanto à influência que essa prática poderia ter sobre a sua futura sexualidade, Eric não imagina um qualquer impacto negativo: "As crianças dos naturistas não enchem as salas dos psicólogos e esta prática não vai torná-los perversos ou traumatizados", assegura ele.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de:
http://www.20minutes.fr/societe/1653255-20150717-naturisme-eleve-filles-pratique-poser-questions
em 22/01/2016
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal