tornarnaturista - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Ser naturista é adotar um estilo de vida, uma cultura e uma visão muito própria do mundo. No fundo, não precisa saber muitas coisas para se tornar naturista e se já tem vontade de aderir a este estilo de vida ficará tudo mais fácil, só tem de compreender os valores e hábitos desta filosofia e segui-los também. No entanto, fique sabendo que o naturismo é muito mais que ser nudista, é acreditar e defender determinados valores.

A principal ideia do naturismo é viver em harmonia com o meio ambiente, sendo que o nudismo é uma forma de isso acontecer naturalmente. Nascemos nus e sem roupa e o naturismo defende
essa mesma simplicidade do ser humano. Defende também o desapego daquilo que não nos faz falta, tal como defende o respeito por si mesmo e pelo próximo. Certamente que alguns dirão que as roupas são necessárias, sim são, e o frio é um exemplo disso mesmo, mas nem sempre precisamos de usar roupas. Podemos ter alguns momentos livres da roupa e aproveitar todos os benefícios do nudismo.

A ideologia do naturismo defende que se deve aceitar o corpo tal como ele é e não olhar o próximo com os típicos estereótipos de beleza que a sociedade nos impõe. Assim sendo, para se tornar naturista deve aceitar o seu corpo tal como ele é e não se preocupar tanto com o que os outros vão pensar. Este talvez seja o primeiro passo para abraçar o naturismo na sua vida. Não tem essa coisa de "o meu é maior que o teu", cada ser humano é um individuo em si mesmo e tem as suas características próprias, todos temos os nossos defeitos (e aqui falo do físico) mas o naturismo defende que aquilo que a sociedade considera um defeito físico pode muito bem ser uma marca de individualidade. Resumindo, aceite o seu corpo como ele é e desfrute disso!

Para se tornar um naturista deverá aceitar a nudez como algo natural e não apenas sexual. Estamos habituados a ver a nudez como algo sexual e sensual, mas o meio naturista é muito menos sexual do que pensa, é só visitar uma comunidade naturista e perceberá que a nudez faz parte da vida.

Depois de interiorizar estes conceitos o próximo passo será passar o máximo tempo possível nu, e isto não quer dizer que tem que sair andando na rua nu, não é isso. Mas pode por exemplo dormir nu, passear por casa nu e fazer as tarefas de casa nu. Se estiver em uma relação fale com a sua(o seu) companheira(o) sobre a sua vontade de se tornar naturista e desenvolvam ambos este hábito de andarem nus em casa.

O próximo passo será encontrar uma praia ou comunidade de naturismo. Existem várias praias e comunidades de naturismo espalhadas pelo país. No caso das praias designadas como praias de naturismo, você não é obrigado a ficar nu e a se despir, o que permite que as visite e, caso se sinta confortável, comece a praticar o nudismo, senão pode ficar para uma próxima oportunidade. As comunidades naturistas são muito compreensivas com os iniciantes – aliás, como já vimos, o naturismo é isso mesmo: compreensão e respeito pelo próximo e pelo meio ambiente – e no princípio não exigem que de dispa logo, cada um tem o seu ritmo e é normal que nos primeiros momentos não consiga ficar logo nu. Mas assim que experimentar não vai querer mais usar roupa. Vá por mim!

Por último, aproveite todos os momentos possíveis para estar nu e em contacto com a natureza. Desfrute de todos os benefícios de apanhar sol em todo o corpo, de tomar um banho de mar todo nu e aproveitar a natureza como veio ao mundo, nu!

Cada pessoa tem seu ritmo e o naturismo defende isso mesmo, a compreensão e respeito pelo próximo.

Liberte-se dos estereótipos sexuais associados à nudez.

Tire umas férias de nudismo.

Respeite a natureza e o meio ambiente!

Adaptado por José Luís Vieira a partir de:
http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-se-tornar-naturista-17324.html
em 12/01/2015
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal